quarta-feira, 29 de março de 2017

Culturas Anuais


Fixação Biológica de Nitrogênio na cultura da Soja (Glycine max)

Quando arrancamos uma planta de Soja certamente iremos encontrar estes nódulos, é comum pensarmos que é alguma doença ou algo do tipo quando não temos conhecimento no assunto.
O produtor tem duas opções na hora da compra, sementes inoculadas, ou sementes sem inoculação. Sementes inoculadas possuem um tratamento com inoculante, que fornece as bactérias responsáveis pela Fixação de Nitrogênio. Já as sementes não inoculadas necessitam de inoculação na propriedade, pois sem a inoculação não haverá uma produtividade satisfatória.
O inoculante fornece as bactérias responsáveis pelo processo, as bactérias “constroem” os nódulos, que funcionam como “fábrica de nitrogênio”. As bactérias são as responsáveis por transformar o Nitrogênio da atmosfera (N2), em amônio (NH4+) ou nitrato (NO3-).Nas formas NH4+ e NO3-, a planta consegue utiliza-lo.

Observe
Podemos concluir que a cultura da Soja não necessita de adubação nitrogenada, é função e responsabilidade das bactérias.

Ovoscopia


Câmara de ar dos Ovos 

É comum quando vamos consumir ovos cozidos uma de suas extremidades não ficar no formato do mesmo. Sabem o motivo?
Muito simples, no local citado localiza-se a câmara de ar, o nome já diz tudo. Esta reserva de ar é de extrema importância quando os ovos vão ser utilizados para geração de novos animais, os pequenos pintinhos utilizam este ar para realizar uma tarefa bem complicada, que é o rompimento da casca, sem esta reserva certamente torna-se uma tarefa de alta dificuldade. 
Podemos concluir que a deformação no ovos é apenas uma consequência do ar, existente para auxiliar os pintinhos no rompimento da casca.

terça-feira, 28 de março de 2017

Avicultura


Galinha Caipira

Você sabe quanto tempo uma galinha caipira demora para começar a produzir ovos? E com quanto tempo podem ser abatidas?
Em média começam a produção de ovos com cerca de 180 dias de vida, ou seja, seis meses. Quando o assunto é abate o período é o mesmo, a carne neste período encontra-se em ótimas condições, não apresenta textura firme (dura). Ultrapassando este período de tempo já pode apresentar uma textura mais firme, que não é interessante para o consumo.

Observe
Galinha Caipira normalmente são criadas soltas, por este motivo requer uma espera maior para o consumo de ovos e carne.

Culturas Anuais

Sorgo _ Gene Latente

Você sabe o que quer dizer isso? É uma habilidade desenvolvida pelas folhas do Sorgo (Sorghum bicolor). Nos períodos mais quentes do dia as folhas se enrolam, assim evitando a perda de agua pelos estômatos. 
É uma característica bem marcante da cultura, com esta habilidade a planta consegue reduzir seu metabolismo, assim não sofrendo com temperaturas altas.

Observe
Estômatos: localizados na face inferior da folha, responsável pela troca de gases e a transpiração do vegetal.

Mecanização Agrícola

Eixo Cardan _ Macho & Fêmea

O eixo cardan é dividido em duas partes, que são unidas na hora dos afazeres na propriedade, como todos nos sabemos a forma de montagem do eixo, agora vamos descobrir os nomes.
Macho: indicado pelo número 01, é a parte que vai por dentro;
Fêmea: indicado pelo número 02, é a parte visível na hora da utilização do mesmo.

Cuidados: caso necessario cortar o eixo, é importante cortar partes iguais.
 Por exemplo: caso for cortado 5cm do Macho, cortar 5cm da Fêmea, assim não danificará o equipamento.



Mecanização Agrícola





Montagem do eixo Cardan

A imagem acima deixa bem claro, é importante que as cruzetas estejam na mesma posição, assim não ocorrerá nenhum tipo de dano ao implemento ou no trator.
O eixo cardan é responsável pela transmissão de força ou potência do trator para o implemento agrícola, é acoplado na TDP (tomada de potência) ou como também é conhecida Tomada de Força.
Podendo variar de tamanho ou formato, porem com a mesma finalidade.

Observe
Cruzetas: extremidades indicadas pelas setas acima, que devem estar no mesmo sentido na hora da montagem.

Aleitamento






Aleitamento Artificial 

Utilizando o aleitamento artificial facilita muito o manejo das crias na propriedade, através deste método é possível fazer o controle da quantidade de leite que é fornecida para os recém  nascidos.
Pode-se fornecer o leite de duas a três vezes, de acordo com as condições da propriedade e da necessidade dos(as) bezerros(as). 
É interessante fornecer o leite em um balde ou recipiente que possui um bico com as características do teto da mãe, desta forma estimula a sucção de leite, e ocorra o gotejamento no Abomaso do mesmo. 
E com este método podemos observar o comportamento dos pequenos, caso haja alguma anormalidade o diagnostico é breve. 
O leite deve ser fornecido imediatamente após a retirada, assim o mesmo estará na temperatura do carpo da vaca, não causando enfermidades nos(as) bezerros(as).

Observe
 Abomaso: último dos quatro estômagos que os ruminantes possuem;
Estômagos: rúmen, retículo, omaso e abomaso.

Suinocultura



Matriz de Ótima Qualidade

A imagem acima é o desejo de todo suinocultor, elevado número de filhotes e a matriz com leite de sobra para os pequenos.
Você sabia qual é o tempo de gestação de uma Matriz? 
114 dias. Uma forma fácil de memorizar é a seguinte: três meses, três semanas e três dias, claro que pode haver alterações tanto mais quanto menos dias.
Quando trabalha com um híbrido (cruzamento de raças) de qualidade certamente a recompensa será satisfatória, uma matriz de boa qualidade consegue gerar em média 15 leitõezinhos, porém este número não é padrão podendo variar.



Abate de Bovinos

 Sangria

Um dos processos mais importante durante o abate é a Sangria, que deve ser realizada com sucesso prezando o bem-estar do animal, e dentro das regras de um abate humanitário.
Dentre os métodos de sangria se destacam-se dois, um pelos grandes vasos do coração, e outro pela veia jugular do pescoço. Este segundo método requer um período maior de tempo, e o animal pode vir a sofrer com serias dores. Já o primeiro e mais recomendado nos da um resultado satisfatório, pois é um processo rápido, prezando assim o respeito e bem-estar com os animais.


Na imagem acima pode-se observar o método mais indicado de sangria, os vasos do coração são rompidos, fazendo com que o animal não sofra.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Equinos


Cavalo apresentando sintomas de vermes

Uma cena frequentemente vista, cavalos se coçando, um dos significados para os animais apresentarem este comportamento é a existência de endoparasitas (vermes). A região onde se inicia a cauda os pelos ficam eretos,pelo movimento realizado para amenizar o desconforto. Caso o proprietário ou funcionários não presenciam esta cena, quando observando a região citada pode ajudar no diagnostico da enfermidade.

Endoparasitas





Os famosos Vermes

São pequenos seres do meio externo que se aloja dentro dos animais, são ingeridos geralmente através do pastejo (capim) , e os que não ficam retidos no trato digestivo, voltam para o meio ambiente através das fezes dos mesmos.
É necessário e importante realizar vermifugações nos animais assim conseguimos tem um controle dos endoparasitas no meio interno e externo, quando não tem este controle os animais com uma alta infestação  pode vir à óbito. 


Ectoparasitas


Incômodo e desconforto

Carrapatos, mosca do berne, mosca do chifre, mosca dos estábulos, etc. São pequenos animais do meio externo, são atraídos pelas fezes, sangue de animais feridos ou até mesmo restos de alimento, prejudicando seriamente o rebanho, podendo trazer junto deles doenças e malefícios.
Os carrapatos por exemplo, quando não controlados causa uma doença seríssima, conhecida como: Doença do Carrapato ou Tristeza parasitaria.
Lembrando, uma forma de controlar os ectoparasitas é executando um Manejo Sanitário de qualidade, assim seu rebanho não sofrerá com nenhum tipo de desconforto e doenças causadas pelos ectoparasitas. Você não terá prejuízos.

Raça Bruta na produção de Carne


Nelore

Ganha disparada das demais raças quando o assunto é Corte (carne), com um ganho de peso muito superior, um gado arisco, bruto e ótimo produtor de carne.
Rusticidade, fertilidade, longevidade, habilidade materna, resistência ao calor, resistência a endo e ecto parasitas, são apenas algumas das características desta maravilhosa raça.

Rainha da produção Leiteira

HOLANDÊS

Destaca-se quando o assunto é Leite, possui um excelente índice produtivo, são animais dóceis e de fácil manejo.  
O teor de gordura do seu leite é estimado entre 3,5 e 4%, uma excelente marca, sua produção é superior as demais raças, podendo ultrapassar 18.000 kg de leite em um período de 305 dias, lembrando este valor é um recorde, em média os números ficam em torno de 4.000 a 7.000 kg no mesmo período.
Uma raça superior como esta exige certos cuidados, como: alimentação balanceada, e um excelente manejo. Lembrando a cada grito ou agressão ocorre um desequilíbrio hormonal nos animais e como resultado sua produção é afetada. 

Nosso dever

Por meio deste, você amigo produtor ou interessados, vão ficar por dentro de tudo que acontece no Mundo da Agropecuária.